Como Prevenir o Enjoo Matinal e as Náuseas na Gestação.

28 de março de 2015



Olá meninas! Oi gravidinhas!
Se você está visitando essa página aqui, provavelmente está passando pelo período de enjoos, náuseas e vômitos, certo?

Infelizmente para você mamãe de plantão, o enjoo é o sintoma mais frequente das mulheres grávidas. Estudos indicam que cerca de 70% das mulheres sentem enjoos na gestação. Será que você é uma delas?

Os enjoos são mais comuns no primeiro trimestre de gestação, mas em alguns casos, chega a se prolongar e até mesmo se estender por todo o período de gestação.

Talvez você já tenha procurado por várias receitinhas que acabam ou aliviam os sintomas, porém não há algo infalível pois depende de cada organismo.

Não se sabe bem ao certo porque os enjoos acontecem, mas há alguns fatores que apontam para a causa, porém não há nada comprovado.

Um desses fatores é o nível alto do Hormônio Gonadotropina Coriônicas (hcg). Mulheres que estão com o nível hcg elevado são mais propensas a ter enjoos, mas isso não é uma regra, pois gestantes com o mesmo nível da hcg, podem apresentar diferentes reações.

Outro fator é a Progesterona, hormônio que é responsável por manter a gravidez. A Progesterona deixa o estômago preguiçoso, mas devagar para processar os alimentos, isso causa uma lentidão no trato gastrointestinal, portanto o alimento demora mais a chegar ao intestino causando enjoos e vômitos.

Geralmente os enjoos aparecem pela manhã, podendo durar o dia inteiro, ou ser apenas matinal mesmo. Já vi relatos de gestante que levavam o dia todo enjoadas. Acreditem, eu sou exemplo vivo!

Então aqui vão algumas dicas para você evitar o enjoo na gravidez:

Coma de três em três horas.


Comer de três em três horas não é apenas saudável pelo fato de acostumar o organismo a receber alimentos em horários estabelecidos, mas também evita exageros nas principais refeições. Assim quanto menos comida precisamos digerir, mais rápido conseguimos esvaziar o estômago, evitando assim náuseas, gastrite e refluxo. Mas nada de comer alimentos super calóricos. Uma alimentação balanceada não é só recomendada na gestação.

Pratique exercício físicos.



Atividades como caminhada leve, hidroginástica, favorecem a digestão, proporcionam sensação de bem-estar e aliviam estresse emocional.

Evite líquidos durante as refeições.




O estômago da gestante leva mais tempo para digerir os alimentos. Fazer as refeições ingerindo líquidos causa um bolo alimentar dificultando ainda mais a digestão.

Afaste-se de odores fortes.



Gestantes costumam ter seus enjoos desencadeados por odores fortes. Assim que o cheiro responsável for identificado, aconselha-se a ficar longe. Se o enjoo tratrar-se de ser de um alimento específico, recomenda-se ficar longe do mesmo até que esse possa ser consumido sem incomodar.

Beba água com limão.



Algumas gestantes tem dificuldades em tomar água nos primeiros meses devido ao enjoo, por isso alguns nutricionistas recomendam colocar algumas gotinhas de limão ou até mesmo uma rodela na água que for ingerida.

Bom meninas, essas foram algumas dicas que usei para diminuir o enjoo e que me ajudaram muito. Espero que também as ajude. Não esqueçam, para praticar exercícios e mudar a alimentação é necessário o acompanhamento de profissionais específicos, tais como médico (obstetra que acompanha sua gestação), nutricionistas e se necessários outros.

Um grande beijo a todas.


Créditos: imagem Google imagens

Comente com sua conta Blogger
Comente com sua conta Facebook
Comente com sua conta Google+

0 comentários:

Postar um comentário